sábado, 18 de maio de 2013

Esmalte decantou, e agora?


Bom dia gente linda!!
Não sei vocês mais me da uma dorzinha de ver meus lindos esmaltinhos decantados rsrs, mais porque isso acontece? É motivo para se preocupar?


Na loja o esmalte está lindo e divo, você compra e daqui há alguns meses quando vai usar, ele está esbranquiçado ou os as cores separadas. Isso acontece porque o esmalte é uma suspensão química e não uma solução.

Como eu sempre venho chacoalhando os meus não tinha nenhum para foto, então peguei da irma rs, uma dica: quanto mais tempo você demora para chacoalhar o seu mais ruim de misturar depois.

Como esmaltes são suspensões, ou seja, os pigmentos não estão dissolvidos no verniz, estão só misturados. Como nesse mundo tudo sofre com a força da gravidade e o pigmento tem densidades diferentes, os pigmentos mais densos ‘descem’.
As vezes parece que os esmaltes em tons pastel decantam com mais facilidade, isso porque talvez tenham mais dióxido de titânio (pigmento branco) em sua fórmula
E isso acontece com qualquer esmalte, nacional ou importado. O que fazer num caso desses? Simples, chacoalhar bastante e fazer com que os pigmentos voltem a ficar suspensos no verniz.

                                                                Bem melhor em? haha

Voltando para os tempos de escola:
Solução – pode ser caracterizada por formar um sistema homogêneo (a olho cru e ao microscópio), por ser impossível de separar o disperso do dispersante por processos físicos.
Suspensão – é um tipo de mistura formada por duas ou mais fases (mistura heterogênea). Uma mistura é dita heterogênea quando apresenta duas ou mais fases e os componentes da mistura são perceptíveis. No caso do esmalte, os pigmentos não se diluem na base, apenas se misturam.

Posso usar meu esmalte decantado?
Desde que ele esteja no prazo de validade, sim! A cor do esmalte permanece inalterada, o que acontece é que um pigmento é mais denso que o outro e ele se separou, porque o esmalte ficou parado durante alguns meses esperando você tirar da fila e usar o bendito \o/ Só você dar uma chacoalhada e pronto.


De preferência guarde seus vidrinhos de pé e longe do sol, assim você evita que os pigmentos modifiquem com maior velocidade, no me caso eu tento balançar eles umas vez por semana, a coleção esta aumento quero ver fazer isso quando aumentar mais srsrs, mais eu percebi que fazendo isso eles quase não ficaram mais decantados.
É isso aé pessoal, ate mais!
Bjão! 

2 comentários:

  1. Ótimas dicas, já fiz um post falando sobre o assunto tbem ;)

    Beijos
    www.blogdosesmaltes.com.br

    ResponderExcluir